A passagem do tempo interpretada por Salvador Dalí

Série de obras gráficas “Relógios Derretidos” será atração no Café do Porto a partir do dia 13 de junho
Uma reflexão sobre a passagem do tempo e a sua relatividade, com o surrealismo que notabilizou o pintor catalão. Esse é o tema das obras gráficas “Relógios Derretidos”, feitas por Salvador Dalí em 1976, que a Galeria Antic & Modern traz para Porto Alegre, em uma exposição que inaugura no próximo dia 13 de junho, no Café do Porto da Padre Chagas.
Nas imagens, Dalí mostra relógios derretidos em paisagens desérticas. Além da inexorabilidade do tempo, a intenção do artista é demonstrar também como a memória do ser humano pode sofrer deformações e guardar lembranças de diferentes maneiras.
As litografias são assinadas à mão e pertencem a uma série de 285 unidades, medindo 54 x 76 cm cada uma. A exposição, que tem o nome de “A Persistência da Memória”, inclui ainda a série “A Vida é Sonho” de Dalí, do ano de 1975. Nessas obras, que medem 38 x 28 cm, ele faz um contraponto aos “Relógios Derretidos”, expressando a realidade e os sonhos que nos cercam.
Os exemplares de “Relógios Derretidos” custam R$ 4.500,00, enquanto os de “A Vida é Sonho” têm preço de R$ 3.000,00. A exposição, de nível internacional e inédita no Brasil, ficará em cartaz no Café do Porto até 12 de julho.
“A Persistência da Memória” – Obras gráficas de Salvador Dalí
Exposição no Café do Porto
Endereço: Rua Padre Chagas, 293 | Moinhos de Vento
Abertura: 13 de junho de 2012, quarta-feira, com coquetel aberto ao público
Término: 12 de julho de 2012
Entrada franca