Edição especial de aniversário do Mesa de Cinema

Projeto comemora nove anos com evento no Laghetto Viverone Moinhos, no dia 29 de março
O evento Mesa de Cinema completou nove anos em janeiro, mas a comemoração será no dia 29 de março, sábado, com um filme inédito entre o vasto repertório do projeto, iniciado em 2005. O documentário “Por que você partiu?”, filmado no Brasil e na França, é a atração do encontro, que terá o chef Gérard Durand, do restaurante Le Bateau Ivre, como convidado especial.
Nesta edição especial do Mesa de Cinema, o público será recebido, a partir das 11h, no Laghetto Viverone Moinhos (Rua Dr. Vale, 576, Porto Alegre) em uma parceria da jornalista Rejane Martins, idealizadora do evento, com a importadora Porto a Porto. O encontro começa com um coquetel, seguido pela exibição do filme, debate com participação do jornalista Roger Lerina e encerra-se com um almoço inspirado no documentário.
O coquetel será assinado pelo chef Joceli Antonio Marques, do Laghetto Viverone, e acompanhado do espumante francês Veuve du Vernay. Para a seleção de pratos que serão servidos no almoço, harmonizados com vinhos franceses de Denis Dubourdieu, o chef Gérard Durand não encontrou nenhuma dificuldade, pois ele próprio vivencia, em seu dia a dia, as sensações, conflitos e prazeres expostos pelos personagens do filme. Em seu restaurante Le Bateau Ivre, Gérard mescla os clássicos da culinária francesa com ingredientes locais.
“Por que você partiu?” é a pergunta que permite ao diretor Eric Belhassen transformar os chefs em personagens. Para ir além das respostas “oficiais”, o cineasta viaja até a França, em busca das origens desses personagens. Ele percorre mais de dois mil quilômetros em uma espécie de “road movie” pelas regiões mais gastronômicas da França, onde reencontra os familiares e as histórias do passado, que ajudam a entender as razões que levaram esses franceses a deixarem seu país em busca de uma nova vida no Brasil.
Tanto para os chefes que partiram quanto para as famílias que ficaram, a separação é tema central do filme: a distância da família, da pátria e da sua cultura. As razões dos seus exílios, mesmo diferentes para cada um, se conectam ao exílio do próprio autor do filme. Ele entrevista seus pais e se questiona sobre sua própria partida, os motivos que o levaram a deixar a França há 15 anos.
As reservas podem ser feitas pelo e-mail rejane@nexocomunica.com ou pelos telefones (51) 3061-1323 e (51) 9196-0249. O custo para participar do Mesa de Cinema é de R$ 175,00 por pessoa e as vagas são limitadas.