Gravura organiza eco exposição em homenagem póstuma a Roberto Umansky

Trabalho do artista plástico uruguaio naturalizado brasileiro tinha forte influência ecológica
Arquiteto, designer e artista plástico uruguaio, Roberto Umansky (1942-2011) naturalizou-se brasileiro, radicando-se em Porto Alegre, em 1971. Três anos antes, iniciou seus entalhes em madeira, criando peças com as quais propunha uma reflexão sobre a degradação do ambiente em nível global. Troncos de árvores queimadas ou cortadas e restos de madeiras tornavam-se matéria-prima reciclável e ganhavam formas vivas nas suas esculturas.
De 1991 a 1993, Umansky morou em Madri e participou de uma série de exposições em renomadas galerias espanholas, como Rafael Garcia, Espalter, Raquel Ponce, Esfinge e Dacal, sempre abordando o tema da ecologia. Realizou mais de 120 exposições no Brasil e no exterior, possui vários trabalhos publicados em jornais, livros e revistas, ganhou vários prêmios como artista plástico e possui obras de grande porte integradas à arquitetura.
A defesa da natureza levou Roberto Umansky a promover cursos e mesas redondas sobre o tema. Também fez com que se tornasse amigo do agrônomo, escritor, filósofo, paisagista, ecologista e ambientalista porto-alegrense José Lutzenberger, a quem, inclusive, homenageou em sua última exposição, também na Gravura Galeria, em 2002. Na ocasião, Umansky doou a obra intitulada “Lutz, o Cavaleiro da Floresta” para a Fundação Gaia, dirigida por Lara Lutzemberger, filha do ambientalista.
A nova mostra na Gravura Galeria inaugura no dia 17 de julho, às 19h, e é uma iniciativa em conjunto com os dois filhos de Roberto Umansky, Javier e Gabriel. A exposição ficará em cartaz até 9 de agosto e é constituída de 30 esculturas em madeira e bronze e de 30 painéis em madeira esculpida.
Serviço
Eco exposição em homenagem póstuma ao artista plástico Roberto Umansky
Abertura: 17 de julho de 2014, quinta-feira, das 19h às 21h.
Visitação: até 9 de agosto de 2014, de segunda a sexta, das 9h30 às 18h30, e sábados, das 9h30 às 13h30.
Realização: Gravura Galeria de Arte
Rua Corte Real , 647 | Petrópolis | Porto Alegre