Istituto Europeo Di Design realiza curso de extensão em Porto Alegre

621cd908-a8bc-469a-ab62-4795b6da5460

No segundo semestre deste ano o Istituto Europeo Di Design (IED) realizará o primeiro curso de extensão na capital gaúcha. O “Cool Hunting: Tendência de Comportamento e Consumo” acontecerá no Hotel Radisson Porto Alegre, nos dias 9, 20, 26 e 27 de agosto de 2016 e está com inscrições abertas até 25 de julho, próxima segunda-feira.

O IED faz parte de uma rede internacional de alta formação em design, moda, comunicação visual e gestão de disciplinas criativas e já está presente na Itália, Espanha, Brasil e terá uma futura instalação na China. O primeiro curso de extensão oferecido será destinado aos interessados em compreender o fenômeno social e vai abordar temas ligados tanto à visão mais estratégica das tendências (elaboração de conceitos, definição de valores, construção de significados), quanto à sua aplicação mais operacional (materiais, cores, estilos, objetos).

Bruno Pompeu, coordenador do curso na unidade de São Paulo é quem vai ministrar o conteúdo a partir de uma perspectiva interdisciplinar, que aproxima o design, a antropologia e a semiótica. O objetivo principal é estimular nos participantes um olhar triplamente sensível: (1) capaz de procurar, detectar e registrar comportamentos e manifestações emergentes; (2) agrupar, analisar e interpretar de que forma esses comportamentos influenciam o consumo de bens e serviços; e (3) desenvolver técnicas para implementar esse conhecimento na prática cotidiana, transformando tendências e ações de mercado (produtos, comunicação, atendimento, etc).

Para mais informações, os interessados podem acessar o site http://focusexcelencia.com.br/cool-hunting-ied-tendencia-de-comportamento-e-consumo/.

O IED:

A vinda do Istituto Europeo Di Design para o Rio Grande do Sul foi acertada através do Grupo Focus Excelência como uma nova aliança estratégica para ampliar oportunidades de conhecimento e formação da cultura da excelência no estado. “Saber e saber fazer” é a linha condutora do projeto didático do IED, apoiada na síntese do pensamento do seu fundador e atual presidente, Francesco Morelli.

Marinez Pretto, Diretora do Grupo Focus Excelência, afirma que essa parceria é o início da construção de uma cultura cujo objetivo é transformar o modo de pensar, sentir e agir para alcançar a excelência.

BRUNO POMPEO:

Publicitário, formado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). É Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e Doutor em comunicação, semiótica e consumo, pela mesma instituição. Participa regularmente do projeto Observatório de Tendências. É coordenador de tendências, marketing e semiótica do Istituto Europeo Di Design (IED-SP) e leciona aulas de semiótica, antropologia, comunicação e consumo em nível de pós-graduação em diversas instituições de ensino, como USP, Escola São Paulo, FIA, Senac e Belas Artes. É responsável pelas pesquisas em semiótica e tendências do Ibope Inteligência.

TEMAS QUE SERÃO ABORDADOS NO CURSO “COOL HUNTING: TENDÊNCIA DE COMPORTAMENTO E CONSUMO”:

As tendências e o contexto atual

A questão do consumo e a contemporaneidade

Atividade inicial sobre o mundo de hoje

Como se cria e se difunde uma tendência

Para que serve um estudo de tendências

Atividade prática sobre “febre” e “tendência”

A antropologia do consumo e o método etnográfico

O olhar do coolhunting

Atividade prática sobre o inédito, o inusitado e o recorrente

Diferentes visões sobre os estudos de tendência

Tendências de comportamento X tendências sociais

A busca pelo novo

Serviço: Curso “Cool Hunting: Tendência de Comportamento e Consumo”

Data  – 19, 20, 6 e 27 de agosto (nas sextas-feiras à noite e sábado o dia todo)

Horário: sexta feira das 19h às 22h30  e sábado das 8h30 às 17h

Local: Av. Cel. Lucas de Oliveira, 995 – Bela Vista, Porto Alegre – RS – Hotel Radisson