Mercopan Pães e Doces – três anos de sabor e qualidade

Desde 1° de julho de 2008, os porto-alegrenses e a comunidade portenha que vive na cidade encontram o melhor dos panifícios e doces tipicamente uruguaios na Mercopan Pães e Doces. Localizada na Av. Ijuí, 641 – bairro Petrópolis, a loja possui ampla área de venda climatizada, com balcões para escolher os produtos, cafeteria e delicatesse. Entre as delícias, destaque para a pasta frola, a pascualina (de acelga), vigilantes, jesuítas, chajá, alfajores, media lunas, mil folhas, calientes, quiches, panchos, além das masitas (docinhos) – todos preparados sem frituras ou gordura trans.

Em 2011, a Mercopan Pães e Doces comemora seus três anos de operação com investimentos em melhorias. Para brindar os clientes com produtos ainda mais gostosos e bem apresentados, a padaria contratou uma consultoria para aprimorar suas receitas.

O trabalho foi realizado pela Leperg, empresa especializada em tecnologia de alimentos. Além de sugerir mudanças nas receitas, a consultoria detectou a necessidade de alterar o layout da área de produção e adquirir quatro novos maquinários. Graças a essas mudanças, a Mercopan Pães e Doces viabilizou um aumento de 30% na sua produtividade, o que permitirá atender à crescente demanda dos clientes.

A preocupação com a qualidade, aliás, é constante na empresa. Desde a inauguração, a Mercopan Pães e Doces já se certificou com o PAS – Programa de Alimento Seguro, que busca a sanitização no manuseio dos alimentos. O Procompi e o Propan são dois outros projetos de qualidade nos quais a padaria se habilitou.

O Procompi visa a organizar a demanda da empresa, levantar seus problemas e elaborar e executar um plano de ação para superar as dificuldades detectadas. Ao final do processo, o programa torna a empresa mais capacitada a enfrentar as exigências do mercado; a obter maior nível de vendas, produção e emprego; e a diminuir custos.

Já o Programa de Apoio à Panificação (Propan), como o nome indica, é focado especificamente no segmento de panificação. Seu objetivo é fazer com que as padarias atraiam novos consumidores, fidelizem os que já possuem e consigam uma maior margem de lucro na sua operação, além de uma administração mais eficiente, através da eliminação de desperdícios, padronização dos processos produtivos, melhoria na qualidade do atendimento, gestão de pessoas, gerenciamento de produção e otimização de vendas.