Toque: uma coleção de joias pela prevenção do câncer de mama

foto 34O mês de outubro tornou-se mundialmente conhecido como de luta contra o câncer de mama. O movimento “Outubro Rosa” visa chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Durante este mês, diversas instituições colorem-se de rosa e realizam ações para estimular as mulheres a fazerem o autoexame e consultarem o ginecologista regularmente. A Escola Gaúcha de Joalheria, atenta às questões que permeiam a sociedade, participa desta causa de uma maneira nobre e delicada: desenvolveu a coleção Toque, com joias produzidas artesanalmente, onde 10% da venda será doada ao IMAMA – organização sem fins lucrativos que busca a conscientização da sociedade gaúcha acerca da importância dos cuidados com a saúde da mama, enfatizando a necessidade da detecção precoce do câncer para maiores chances de cura, além de qualidade e agilidade em todos os processos da rede de atenção à saúde.

Exposta de 17 a 30 de outubro de 2017 no Café do Porto, na Padre Chagas, a coleção Toque tem curadoria de Flavia Kliemann e foi produzida por alunos e professores da Escola Gaúcha de Joalheria. Conta com cerca de 40 peças em prata e ouro adornadas com pedras preciosas e pérolas, sendo anéis, brincos, pingentes e colares. Com orientação das professoras Flavia Kliemann e Márcia Skalei, todas as peças são autorais e os alunos tiveram liberdade para criarem considerando o tema central: a luta contra o câncer de mama.

“Essa Exposição é muito mais do que um espaço para venda de produtos. É a possibilidade de participar de uma causa que atinge muitas mulheres. Uma doença séria que tem uma dura jornada de combate, uma luta que também abala a autoestima, a feminilidade. Nossa participação é proporcionar a essas mulheres um símbolo dessa luta: peças criadas especialmente para dar “um toque”, um toque no visual, um toque de que ela é uma paciente em luta, para mostrar sua causa, que estão passando por um período muito difícil e sofrido e que estão fazendo seu máximo para seguir vivendo e se sentindo mulher” diz Flavia Kliemann

 

Sobre a Escola:

 

A Escola Gaúcha de Joalheria é a mais tradicional escola destinada ao ensino, pesquisa e intercâmbio técnico e artístico do ramo Joalheiro no Rio Grande do Sul, fundada em 1994.

O objetivo principal é a formação de profissionais atentos à evolução do conceito do que denominamos joias autorais.  Para isso mantém programa de cursos que possibilitam ao aluno, não só o aprendizado técnico, mas também o desenvolvimento de uma visão artística dos processos da criação e confecção da joia. A escola possui completa infra-estrutura em termos de maquinários e ferramentas, sendo as aulas realizadas em pequenos grupos . A escola oferece cursos de Joalheria artesanal, desenho de joias, criação de joias, montagem de joias, cravação de pedras, gravação com buril, modelagem em cera, fundição por cera perdida, entre outros. A Escola também oferece a opção de Ateliê Livre onde alunos e ex-alunos podem fazer uso das instalações e trabalhar sozinhos sem auxilio de professor.

 

Os expositores:

 

Flavia Kliemann (prof)

Márcia Skalei (prof)

Carla Segabinazzi

Caterina Lazzeri

Claudia Casaccia

Laura Muniz

Marco Traversso

Mitieli Brogni

Rosária Laude

Silvia Bered

Silvia Cogo

Suzi Oliveira

 

Curadoria: Flavia Kliemann

Flavia Kliemann é arquiteta de formação e sempre desenvolveu suas habilidades manuais, sendo em desenhos, maquetes e esculturas. Iniciou na arte de joalheria através de curso com Cesar Cony em 1993 na Escola gaucha de Joalheria e a partir daí desenvolveu sua paixão pelo metal, modelagem, escultura e joalheria, participando e organizando diversas exposições. Lecionou no SENAI, na Ulbra e na Uniritter em disciplinas do curso de design, joalheria e desenho. À frente da Escola gaúcha de Joalheria segue lecionando, criando e produzindo joias autorais e participando de eventos, tais como feiras e exposições, também proporcionando aos alunos a iniciação no mercado.

 

Exposição de joias “Toque”

Onde: CAFÉ DO PORTO – Rua Padre Chagas, 293 – Moinhos de Vento – Porto Alegre/RS

Quando: de 17 a 30 de Outubro de 2017

Apoio: Infomama http://www.infomama.com.br/