O Asilo Padre Cacique abriu o mês de dezembro com uma festa de Natal especialmente organizada para os avôs e avós da instituição, encerrando a programação beneficente que teve como mote “A solidariedade conecta e não envelhece” realizada ao longo do último semestre. A iniciativa foi idealizada pela influenciadora digital e organizadora de eventos Xuxa Pires, que tem mobilizado voluntários e parceiros em ações dedicadas aos idosos.
Desde setembro, a instituição vem recebendo ações de socialização pensadas para integrar os idosos e levantar fundos para o Asilo. Para Xuxa Pires, participar desses momentos é especialmente gratificante. “É muito bom poder estar presente em atividades que proporcionam experiências assim para os avós e avós do asilo. O lugar é tão importante para essas pessoas, que merecem toda atenção e cuidado, então, poder ver eles se divertindo, interagindo e aproveitando algo fora da rotina é uma satisfação enorme”, enfatiza.
O diretor do Asilo Padre Cacique, Paulo Reis, vê com bons olhos iniciativas como essa. “São ações como essa que mostram claramente que, além do recurso financeiro, as pessoas estão doando seu tempo. E esse gesto faz um bem enorme aos moradores, porque o bem mais valioso de alguém é o seu tempo. Aqui, esse tempo é muito bem recebido e tem, de fato, um valor fantástico”, acrescenta.
Em setembro, a programação teve como abertura o clube do livro, liderado pela jornalista, escritora e influenciadora Fernanda Pandolfi. Os títulos foram escolhidos especialmente para que os idosos pudessem fazer uma imersão literária. Seguindo com a programação, em outubro, os avôs e avós participaram da primeira edição do “bailinho”, no dia dos Idosos. Ainda em outubro, no dia 10, ocorreu o baile “A Solidariedade Não Envelhece”, no Salão Leopoldina, da Associação Leopoldina Juvenil.
Em todas as ações realizadas, as estruturas, ambientações, atrações e presentes foram viabilizadas por doações de parceiros e voluntários que abraçaram a causa do Asilo Padre Cacique. Ao todo, incluindo o baile de Natal, a iniciativa conseguiu ultrapassar valor de R$1 milhão em doações para a instituição.
Baile de Natal
Para marcar o último evento desta agenda beneficente, a celebração iniciou com um almoço solidário no restaurante Eat Kitchen, no Barra Shopping Sul, patrocinado pelo espaço comandado por Melina Ventre. Amigos, apoiadores e os chamados anfitriões-anjos — grupo nomeado por Xuxa Pires em reconhecimento às pessoas que adquiriram mesas no Baile Beneficente de outubro — marcaram presença no encontro que tinha o objetivo de arrecadar ainda mais recursos para o asilo.
Após o almoço, às 15h, os participantes seguiram para o Asilo Padre Cacique, onde ocorreu a festa de Natal destinada aos moradores. O salão foi ambientado com uma árvore criada e doada pela – também organizadora de eventos – Leila Pessini, criadora do projeto Casa Natal.
A programação do dia contou com o show do grupo SambaTri — que retornou a pedido dos próprios idosos após o sucesso no bailinho do Dia do Idoso —, além de um bar de sucos e drinks não alcoólicos assinado por Dudu Drinks. Os presentes especiais foram oferecidos por parceiros: a Yolo Brands, liderada por Carol Pegoraro, preparou kits com roupas e acessórios, enquanto Janaína Crescente doou pijamas para os avôs e peças íntimas para as avós. A gastronomia do “bailinho” foi assinada pela Griffe Patisserie.