Durante evento para convidados, associação celebrou nova fase.
Fernanda Etchepare e Làura Schirmer – Créditos: LisaRoos
A Associação dos Amigos do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (AHMI), em parceria com a Secretaria da Saúde de Porto Alegre, promoveu um importante avanço no cuidado com a primeira infância ao lançar, no mês de maio, o projeto “Primeiros passos do bebê e da mamãe” – uma cartilha inédita composta por uma série de vídeos orientativos voltados para mães e responsáveis por recém-nascidos. A publicação tem como objetivo instruir, de forma acessível e ilustrativa, sobre os principais cuidados com o bebê durante os seus primeiros mil dias de vida — período essencial para o desenvolvimento saudável e integral da criança.
O material se destaca pela linguagem simples e direta, acompanhada de ilustrações e QR Codes estampados em uma pasta ideal para guardar documentos dos recém-nascidos. Esses códigos direcionam a vídeos explicativos gravados por profissionais do Hospital Presidente Vargas, em parceria com a produtora Conta Pra Mim Filmes. Voltado especialmente para famílias em situação de vulnerabilidade, o projeto será distribuído em toda a rede de Atenção Primária à Saúde de Porto Alegre e em hospitais materno-infantis da região, com início pelo Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, onde a associação nasceu, e profissionais da saúde formaram um grupo de trabalho para desenvolver o conteúdo. A proposta é facilitar o acesso à informação de qualidade mesmo para quem tem pouco hábito de leitura.
O lançamento oficial da cartilha aconteceu no último sábado, 17 de maio, no GNC Cinemas do Shopping Iguatemi Porto Alegre. Durante a ocasião, os vídeos produzidos para o projeto foram exibidos em primeira mão para os convidados. A mestre de cerimônias foi a jornalista Laura Medina, que conduziu o evento com leveza e sensibilidade. A cerimônia contou ainda com a presença de diversas autoridades, entre elas o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Ritter. Durante o evento, também foi revelada a grande novidade da instituição: a AHMI agora passa a se chamar Alma Mater.
A nova marca simboliza a essência e o propósito da organização, que adota como norteador o lema “Cuidar do início da vida muda o futuro de todos”. A mudança reflete um novo momento da instituição, com foco ainda mais claro e abrangente no impacto social positivo a partir do cuidado com a primeira infância. Com essa iniciativa – patrocinada pelo Instituto Mari Johannpeter e com apoio da Secretaria Municipal da Saúde e do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas –, a agora Alma Mater se consolida como pioneira no Brasil ao propor uma ação focada no cuidado integral nos primeiros mil dias de vida, contribuindo para o enfrentamento da mortalidade infantil e para uma transformação geracional duradoura.
O evento reuniu profissionais do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, inclusive o Diretor Marcos Slompo, além de Diretores de outros hospitais, representantes da Secretaria da Saúde do Município, Poder Público, Diretoria e Conselheiras da associação, formadores de opinião, influenciadores, patrocinadores e apoiadores da causa, celebrando juntos as novas entregas e os próximos passos da Alma Mater.
SOBRE A ALMA MATER
A Alma Mater é uma rede de apoio dedicada a mães e crianças em situação de vulnerabilidade, atuando por meio de projetos nas áreas de saúde e educação. Anteriormente conhecida como AHMI (Associação dos Amigos do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas), a organização adota o lema: “Cuidar do início da vida muda o futuro de todos”.
Na área da saúde, destaca-se o projeto Alma Mater Bebê, que oferece suporte a mães e bebês até os três meses de vida, incluindo orientações pós-parto, doação de kits de higiene, roupas, itens de cama e banho, cesta básica e uma caixa-berço que pode ser usada como primeira cama. Na educação, a instituição investe na qualificação de escolas de educação infantil em Porto Alegre, aprimorando estruturas e capacitando educadores para oferecer um ensino de qualidade.
Até o momento, com mais de 4.000 famílias atendidas, a Alma Mater reafirma seu compromisso com o cuidado integral na primeira infância, buscando garantir melhores condições de desenvolvimento para crianças e suas famílias.
Saiba mais: almamaterbrasil.org.br
Tatiana Pedroso, Denise Souza Costa, Denise Musse, Leticia Kruel, Carmen Fichtner, Fernanda Etchepare, Daniela Pontes, Bruna Remus, Neca Esbroglio e Silvana Rodrigues – Créditos: Lisa Roos