AsBEA-RS promove 4ª edição de SMLXL – Arquitetura em Todas as Escalas

Repetindo o sucesso dos anos anteriores, a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura do Rio Grande do Sul (AsBEA-RS) promoveu mais uma edição do SMLXL – Arquitetura em Todas as Escalas, uma das maiores imersões em arquitetura e urbanismo do estado. O encontro ocorreu ontem, 6, no Nau Live Spaces, em Porto Alegre, reunindo profissionais de destaque nacional para refletir sobre as múltiplas dimensões da arquitetura contemporânea, da escala doméstica à urbana.
A proposta do SMLXL, mais uma vez, foi provocar o olhar sobre o fazer arquitetônico a partir de quatro escalas de atuação — S (pequena), M (média), L (grande) e XL (extragrande) —, explorando os diferentes modos de projetar e pensar o espaço. Cada uma dessas dimensões foi representada por um convidado que traduz, em sua trajetória e produção, a diversidade da arquitetura brasileira. A curadoria apostou em uma programação que conectasse técnica, mercado, inovação e responsabilidade social, promovendo um diálogo entre profissionais, estudantes e o público interessado em compreender o papel da arquitetura na transformação das cidades.
Para a presidente da AsBEA-RS, Raquel Hagen, o evento foi um sucesso. “Estou muito feliz. Acho que tivemos um público super qualificado, bacana e que lotou o espaço! Cada palestrante trouxe um pouco da sua escala, mas foram além e conseguiram criar conexões entre eles”, comenta.
Presente na programação como palestrante, a presidente da AsBEA-MG, Gisele Borges, ressaltou a relevância do encontro e o potencial do formato para inspirar outras regionais da associação. “Achei excelente a ideia de celebrar o ano trazendo mais conteúdo para os associados. Foi um prazer vir falar e escutar outros colegas. Imagino que isso seja um modelo muito positivo, porque o associado não sai do escritório só para celebrar, mas também para aprender ainda mais. Saio daqui querendo levar essa ideia para Belo Horizonte”, complementa.
Dentro da proposta do evento, Gisele Borges representou a escala M. Além dela, subiram ao palco outros três profissionais reconhecidos nacionalmente. Foram eles Juliana Bassani, do escritório Obra Prima, para falar de construções da escala S; Suzana Glogowski do Studio MK27 para falar sobre a escala L e, por fim Hélio Mítica, proprietário da AREAURBANISMO, dividiu com o público sua experiência na escala XL.
O evento marcou o encerramento da agenda anual de atividades promovidas pela AsBEA-RS e contou com o patrocínio e apoio de marcas parceiras. A iniciativa tem patrocínio ouro da Arte Rochas; patrocínio prata das empresas Hunter Douglas e Só Escritório; e apoio de Art Hotel, Aviva, Bracci, Cosentino, DeLazzari, Interiore Marcenaria, Kresil, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC), Melnick, Roca Cerâmica e Ton & Cor.

 

 

Sobre a AsBEA-RS
Desde a sua fundação, em 1986, a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS) cumpre um importante papel na defesa dos interesses dos escritórios gaúchos. A entidade possui participação ativa na articulação de processos em prol dos escritórios em órgãos públicos e privados, acadêmicos e empresariais. Sua missão é contribuir no aprimoramento e qualificação dos escritórios de arquitetura por meio de ações que visem a melhoria dos serviços prestados à sociedade. Atualmente, os escritórios associados (cerca de cinquenta) são responsáveis por 60% da metragem quadrada dos projetos arquitetônicos aprovados pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre.