TEDxLaçador 2016 propôs conscientizar e encorajar ações transformadoras

Eder Kinappe e Weslei Ajarda - OSPA (3)

Trazendo para debate a temática “Consciência e Ação”, o TEDxLaçador 2016 levou nos dias 21 e 22, mais de 250 pessoas para a Quinta da Estância, em Viamão, proporcionando um final de semana de conhecimento, no qual os presentes puderam interagir, conversar sobre novas culturas, ideologias e ações que geram mudanças na sociedade. Durante os dois dias foram apresentadas 23 palestras, abordando diversas temáticas, incluindo espiritualidade, sustentabilidade, superação, diversidade e representatividade.

Regado a muita emoção o objetivo do TEDxLaçador desse ano era conscientizar as pessoas através dos depoimentos dos palestrantes, visando, principalmente, incentivar que novas ideias se tornem projetos e que, a partir dessas ações, possa ser construída uma sociedade mais consciente e atenta aos problemas sociais. O evento aconteceu durante todo o sábado e na manhã de domingo, tempo no qual público, palestrantes e organizadores puderam trocar experiências, compartilhar ideias e histórias. Durante as palestras foi difícil conter a emoção diante dos relatos, repletos de histórias de superação, solidariedade, tolerância e diversidade. A proposta do evento era também de integração, para que todos os presentes pudessem conversar sobre seus interesses.

No sábado (21), o fundador da Gastromotiva, David Hertz, estreou o palco e falou sobre a importância de ações que tem poder transformador. A psicóloga clínica Bel Cesar, falou sobre Budismo e o Centro de Dharma, e em seguida o dono da empresa Charlie Brownie, Tiago Schmtiz, compartilhou com o público sua história de superação e como foi o processo de criação de sua empresa. O reciclador Rodrigo Sabiá também contou ao público sua história e como realiza seus projetos sociais, com crianças, adolescentes e apenados.

O desenhista e educador social Daniel Santos compartilhou suas experiências em projetos sociais, como a Central Única das Favelas, da qual é  membro desde 2015, e sobre o mercado de quadrinhos independente. O cofundador da TAG – Experiências Literárias, Arthur Dambros, contou sobre sua experiência como jovem empreendedor. O professor de música Eder Kinappe e o músico Weslei Ajarda inspiraram o público com uma apresentação de música clássica e também compartilharam com o público a trajetória do menino de 14 anos até a Escola de Música da OSPA.

A escritora carioca e integrante do Coletivo Palafita, Ana Paula Lisboa, comentou de que maneira o projeto incentiva a arte e cultura dentro das favelas. A advogada Carmela Grüne trouxe para exposição um de seus projetos, que é o Direito no Cárcere, que tem objetivo de resocializar os apenados. A cineasta carioca Yasmin Thayná trouxe o tema da representatividade da mulher negra, apresentando projetos como o Afroflix. A pesquisadora e criativa Amnah Asad falou sobre a importância da cultura da mistura, tolerância e inclusão. O empreendedor Miguel Cavalcanti comentou sobre sua história de vida e sua trajetória como empresário. O pesquisador carioca Dando de Antares contou como utiliza a tecnologia em seus projetos que visam o desenvolvimento social das pessoas.

A pesquisadora Márcia Tavares trouxe o tema da “Revolução da Longevidade” expondo seus estudos sobre o envelhecimento e a importância do desenvolvimento de ações que pensem na inclusão dos idosos na sociedade. O monge Lama Michel finalizou as apresentações do primeiro dia com uma mensagem da importância de pensar o bem e transmitir amor ao próximo.

No domingo (22), palestraram o Rabino Nilton Bonder, que abordou a importância da conscientização. O especialista em tecnologias de reciclagem Mateus Mendonça apresentou a riqueza existente no lixo que produzimos. A engenheira nuclear Alice Cunha explicou porque a energia nuclear é uma energia limpa e faz a diferença. O fundador do Fórum Global de Empresas Juniores, Ryoichi Oka Penna, comentou sobre a sabedoria dos questionamentos sobre o mundo. Para encerrar o evento, o cantor e compositor Leoni falou sobre o valor da arte e cantou três de seus sucessos para o público.

Além de ouvir as palestras, o público presente também pode interagir com a natureza exuberante da Quinta da Estância, através de passeios e atividades radicais com acompanhamento da equipe técnica do local. Palestrantes e público puderam se conhecer durante todo o final de semana, compartilhando momentos no café da manhã, almoço e lanche. A organizadora do evento, Ana Goelzer, disse estar orgulhosa do trabalho desempenhado pela sua equipe e agradeceu a presença de todos.

20160521_120751

20160521_120905