Documentário gaúcho é exibido em Paris

O fotógrafo e diretor de cena Tiago Trindade está emplacando mais um trabalho internacional, desta vez com a direção do documentário “O Guardião” (link para o trailer: http://youtu.be/MK0h0n8MwGA), que será exibido na segunda edição do Festival do Rio Grande do Sul de Paris – Um Brasil Diferente. O evento será realizado de 10 a 12 de outubro, na Prefeitura do 14ème de Paris.
O trabalho é resultado de entrevistas que Tiago fez com Afrânio Capelli, o último guardião do Templo Positivista de Porto Alegre. A partir dos relatos, foi montado o documentário, de curta metragem, que conta detalhes da vida e do trabalho de Afrânio, que relembra fatos históricos do Rio Grande do Sul, com revelações sobre os governos de Júlio de Castilhos, Borge de Medeiros e da era Getúlio Vargas. O roteiro é de Érlon Jacques.
O Festival do Rio Grande do Sul de Paris surgiu com objetivo de apresentar a cultura regional do Estado na França, em particular na capital Paris. O evento reúne expressões das diferentes etnias europeias que colonizaram o extremo sul do Brasil – alemã, italiana, portuguesa, polonesa, entre outras –, através de atividades como exposições, projeções de filmes/documentários, conferências e música.
 O evento é organizado pela Sol do Sul, associação localizada na cidade de Paris, desde 2003, que tem como objetivo divulgar a cultura brasileira na França, promovendo manifestações culturais como eventos, exposições e concertos e realizando viagens de intercâmbio. Mais informações do festival do site www.soldosul.fr.